sexta-feira, 22 de agosto de 2008

[MATÉRIA] Senhora das noites santistas

Matéria do aluno Rodrigo Lima, último ciclo de Jornalismo Unimonte. Texto muito interessante sobre Dayse Ferreira, de 72 anos, que já se tornou figurinha constante da noite santista.

AOS 72 ANOS, DAYSE VENDE POESIA NA NOITE DE SANTOS
Ex-secretária encontra nos jovens os admiradores dos seus versos

Em meio aos diversos trabalhos informais que surgem na Cidade, como vendedores de balas em semáforos, deficientes físicos oferecendo canetas e dropes nos ônibus ou até mesmo DVD’s piratas comercializados na noite santista, existe uma atividade que se destaca. Dayse Ferreira dos Santos, 72 anos, em vez de vender doces e acessórios, consegue a atenção das pessoas, principalmente dos jovens que freqüentam os bares de Santos, oferecendo poesias de sua autoria em livro que custa R$ 3,00. São 20 poesias que ela escreve com muita paixão.

A ex-secretária executiva, hoje aposentada, começou a escrever desde os 16 anos e aos 20 parou de criar seus poemas. Mas retomou os versos em 2002 graças ao incentivo de uma amiga e de sua família. No início, seus versos eram distribuídos em pequenos panfletos. Atualmente são 187 poesias, sendo que algumas delas estão publicadas em 10 livros e diversos lugares como o Outeiro de Santa Catarina e outras repartições públicas. “Eu amo fazer poesia, nasci com ela e minhas inspirações vieram de Deus”, comenta Dayse. “Mostro meu trabalho madrugada adentro. Os jovens são os que mais me ajudam”.

A poetisa, dentre muitos trabalhos, tem um que relembra sempre com carinho. Com o título ‘Uma Boneca de Pano’, o poema conta um momento de sua infância, época em que cita ter passado dificuldades financeiras e recebeu de sua mãe uma boneca de pano confeccionada a mão. A poetisa também comenta sobre seu pai, Alberto Ferreira, que também era escritor e sempre a ajudou em relação ao seu sonho.

Dayse pertence a um grupo de poetas de Santos chamado ‘Sociedade dos Poetas Vivos’. Artistas com idades variadas que sempre se reúnem para expor suas obras em lugares abertos ao público. A aposentada já participou de vários eventos, como o Arte Cidadã, Talentos da Maturidade, entre outros, mas diz que ainda quer realizar um sonho. “Gostaria muito de estar no Programa do Jô Soares, seria minha realização profissional”.

POESIA feita pela Dayse: Uma boneca de Pano

Pode acreditar!
Que existe em minha vida
Uma bonita recordação
De uma bonequinha de pano
Pois de louça não poderia ter
E junto dela uma menininha esperta
Que na verdade...era eu!
Que pena!!!
O tempo passou
Cresci e depois mocinha fiquei
Que saudade!!! Vem me dar!
Agora certeza tenho
Que foi essa bonequinha de pano
Que tanto amei!
Foi a melhor coisa que eu ganhei!
Neném!!!
Está na hora de você dormir...
Fique esperto senão o bicho vai te pegar...
Sabe neném!!!
A mamãe não vai te deixar!!!

3 comentários:

Unknown disse...

Eu conheci pessoalmente a dona Daisy. Uma senhora muito doce e simpática. Quem dera Deus colocasse em nossas vidas mais pessoas assim...que nos dão força e mais inspiração pra viver.
Inclusive ela já está com seu segundo livro que se chama "Momentos de poesia 2".
Deus a abençoe!

Unknown disse...

Conheci a Dna Daisy a pouco tempo mas ja ganhou minha simpatia,além de atenciosa e muito meiga tem sempre palavras muito bonitas para nos oferecer.
Obrigada Dna Daisy pelo carinho
q a senhora relata em suas palavras,e tbm por ser uma pessoa tão meiga.

Unknown disse...

Li os poemas de Dana Daisy e achei muito interessante a seriedade das palavras e suas colocações...
Gostaria que um dia muitas pessoas pudessem conhecer esse trabalho tbm.Obrigada por nos oferecer esse trabalho e fica com Deus.